sábado, 16 de março de 2013

Dominguinhos vai ao encontro de Gonzagão!

(¯`:´¯)░░
░░(¯ `·.\|/.·´¯)
(¯ `·.().·´¯)(¯`:´¯)
░░(_.·´/|\`·._)(¯ `·.\|/.·´¯)
░░░ (_.:._).(¯ `·.().·´¯)**✻✿¸.*** PAZ & LUZ!!!! **✻✿¸.*** 


♪♫ Dominguinhos: O mais legítimo herdeiro de           Gonzagão foi ao encontro do padrinho! ♪♫
Dominguinhos Canta e Conta Gonzaga - Filme*
- em uma hora e dezessete minutos, No ano em que diversas homenagens são produzidas sobre o centenário do Rei do baião, como o filme "Gonzaga de pai para filho" e a exposição "Baixio dos Baixos", não poderíamos deixar de homenagear o Rei.
Dominguinhos canta e conta Gonzaga, documentário inédito.
No filme o próprio Dominguinhos relembra suas histórias com o Rei do Baião desde o primeiro encontro na infância, passando pelo seu desenvolvimento pessoal e musical ao lado do mestre, até sua consagração como um dos maiores músicos ainda em atividade.

Mesmo consagrado e reconhecido como um mestre no Brasil, Dominguinhos nunca perdeu seu jeito simples de menino do sertão. No decorrer do filme, Dominguinhos nos presenteia com seu olhar privilegiado sobre o mestre, relembrado ora histórias relevantes do cenário musical ora histórias pessoais do dia a dia vividas com Gonzaga. Entre uma prosa e outra, Dominguinhos reinterpreta de forma única e emocionante grandes sucessos de Luiz Gonzaga. 
Este filme presta uma homenagem aos dois grandes sanfoneiros do Brasil que foram unidos de uma forma mágica pelo destino.

Nossa homenagem ao grande! não pode ser diferente, tem que ser com música 
canta: Tom Canhoto, arranjo: Zé do Norte



Dominguinhos, que nasceu em Garanhuns/PE, em 12 de fevereiro de 1941, morre aos 72 anos em hospital de São Paulo (23/07/2013). Músico lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. Ele havia sido transferido para a capital paulista em 13 de janeiro.
Sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico. Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 
Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”

Post relacionado 
Dominguinhos: O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes
http://glaucialimavoz.blogspot.com.br/2013/07/dominguinhos-o-mais-feliz-dos-felizes-e.html

*fonte: Publicado no YouTube em 19/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário