domingo, 10 de novembro de 2013

MESSIAS PONTES - Jornalista, Radialista, Articulista e Comunista!

O jornalista Messias Pontes, que estava com câncer no pâncreas, faleceu no início da noite de ontem (09/11/2013).
O velório será na funerária ‘Eternus’ a partir de 8 horas de hoje (10/11/2013). O sepultamento será no cemitério São João Batista, às 15 horas.
Messias foi repórter do Diário do Nordeste, da Tribuna do Ceará e Presidente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Ceará, era articulista do Jornal O Estado. Messias Pontes era presidente do Conselho Superior do Comitê de Imprensa da Assembleia.

Camarada Messias Pontes, Presente!
"a fome é o tambor da revolução!" Messias Pontes
Sentimos profundamente, Messias Pontes era um admirável ser humano e querido amigo. Grande radialista, comunista e amigo que admiramos. Nosso solidário sentimento. Luz a Messias Pontes!!!
Em seguida uma (das últimas) grandes entrevistas do nosso lúcido e esclarecedor em outubro de 2012, onde, entre outros cita Frei Tito: “É preferível morrer a perder a vida” Frei Tito ( Frei Tito por ele mesmo e vídeo http://glaucialimavoz.blogspot.com.br/2013/09/frei-tito.html)
Sempre na luta por liberdade, memória e justiça. Na constante de lembrar para ñ repetir grandes tragédias brasileiras onde se abusou com a tortura: Escravidão de negros e índios, Estado Vargas (Ser ¡Voz! Olgahttp://glaucialimavoz.blogspot.com.br/2012/09/olga.html) e Ditadura Militar. sem esquecer “...a incessante luta para a construção da paz!” (Saramago)

Jornalista e ex-preso político, Messias Pontes concede uma exclusiva a Bom Jardim TV durante a 60ª Caravana da Anistiahttps://www.youtube.com/watch?v=WTEoIERFGn0

 Messias Pontes: a partida de um guerreiropor Luiz Carlos Antero - no Vermelho.Org*
"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis" (Bertold Brecht). Messias foi tudo isso, cumulativamente, e concluiu seus dias de luta neste dia nove de novembro de 2013.

Desde sua mais tenra juventude, lutou por um dia, por um ano, por muitos anos e por toda a vida, incansável na defesa das suas ideias e dos seus ideais de conquista do novo, de uma sociedade justa, avançada, igualitária.

Messias cresceu e se tornou imprescindível em todos os momentos da sua existência, das batalhas que remontam à década de 1960 em defesa dos direitos localizados do povo de seu bairro, o Dias Macedo, às grandes pugnas e em seu comprometimento com os temas nacionais, na defesa das liberdades democráticas e no enfrentamento à repressão do regime militar ou na masmorra, no sindicato dos jornalistas, no seu reduto político, o Partido Comunista do Brasil, no Cebrapaz; onde quer que houvesse luta e resistência lá estava Messias com sua disposição, seu texto, de inúmeros temas, de multiplicadas repercussões na imprensa local, no Portal Vermelho, onde manteve uma coluna, em seu programa de rádio, nas redes sociais; na sua intensa dedicação internacionalista à defesa de Cuba e de sua resistência ao bloqueio de mais de meio século pelos Estados Unidos, em seu engajamento na Casa da Amizade José Martí, intensificado após uma entusiástica viagem a Cuba, onde estreitou seus laços de admiração por um povo combativo e indomável.

A trajetória de Messias é de incontáveis feitos escritos num cotidiano de incessantes preocupações com a humanidade e com seu futuro, com os avanços e com os rumos do Brasil, do Ceará, de Fortaleza; e na sua imanente busca de resolução para os pequenos ou maiores problemas posicionados diante de sua consciência e de sua sólida consistência revolucionária.

Parte Messias e permanece o luto para sua família (sua esposa, Nilma Alves Pontes, seus filhos, Carlos, Silvana, Marcinha, e todos os Pontes). E para sua imensa legião de amigos, amigas, camaradas, companheiros e companheiras que acompanharam sua iluminada e aguerrida existência.


Como na tradição grega (e espartana), que se abram as homenagens a um soldado do povo que tomba em combate!

Mais:

Cearenses lamentam perda de Messias Ponteshttp://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=228982&id_secao=61

Segue artigo desse grande patriota publicada no jornal O Estado em 2 de setembro de 2009:*


CHEGA DE ENTREGUISMO: O PRÉ-SAL É NOSSO!
A direita irracional e entreguista brasileira – PSDB, DEMO, PPS e a grande mídia conservadora, venal e golpista – não aprende com a história. A grande crise global do capitalismo estourada no ano passado, com o epicentro nos EUA, jogou por terra a lógica neoliberal do Estado mínimo, mostrando com muita nitidez que o Estado é o único indutor do desenvolvimento.
O desgoverno tucano-pefelista, seguindo à risca o famigerado Consenso de Washington, constituiu-se numa verdadeira tragédia para o povo brasileiro: o Estado foi praticamente desmontado. A saúde, a educação e a infraestrutura foram praticamente sucateadas, o desemprego jogou na rua da amargura multidão de pais e mães de família, a corrupção foi institucionalizada, as empresas estatais estratégicas foram entregues a preço de banana, notadamente para o capital alienígena, e a autoestima dos brasileiros foi para o fundo do poço.
Durante o período da última tragédia brasileira – 1985 a 2002 – poucas foram as empresas estatais – BB, CEF, BNB , BASA , FURNAS e principalmente a PETROBRAS, empresa orgulho nacional – que não tiveram o mesmo destino das demais, pois a pressão popular foi muito grande. Não fosse a vitória das forças democráticas e populares em outubro de 2002, com Lula à frente, certamente os apátridas tucano-pefelistas teriam tentado entregar o que restou.
Naquele período, a canalha neo-udenista, com o Coisa Ruim à frente, bem que tentou entregar a Petrobras na bandeja das almas. Praticamente a cada mês provocava vazamento de petroleiros, causando verdadeiros desastres ecológicos, levando a empresa a pagar pesadas multas.
Chegaram até a provocar o afundamento da Plataforma P-36 e com ela alguns petroleiros. Tudo isso objetivando “mostrar” para a sociedade que empresa estatal é insuficiente, cabide de emprego e antro de corrupção. Foi tentado até mudar o nome para Petrobrax, tirando assim o seu caráter nacional. Acreditavam os entreguistas tucano-pefelistas que assim a empresa seria mais atrativa ao capital estrangeiro.
Com a eleição e reeleição do presidente Lula, o processo privatista foi estancado e vultosas somas foram investidas na pesquisa em águas profundas, que o Brasil é detentor dessa tecnologia, chegando-se à camada do pré –sal, a mais de cinco mil metros de profundidagem, com descobertas de reservas de aproximadamente 100 bilhões de barris de óleo e de gás. Essa riqueza é tamanha que despertou a cobiça imperialista americana, tendo o então presidente George W. Bush reativado a quarta Frota Naval , desativada depois da Segunda Guerra Mundial.
O presidente Lula não só condenou a reativação da 4° Frota ianque como anunciou que a riqueza do pré-sal pertence ao povo brasileiro e será usado para investir em educação, no desenvolvimento científico e tecnológico e na erradicação da miséria em nosso País.
Essa decisão do presidente foi aplaudida pela esmagadora maioria dos brasileiros, mas causou a indignação dos entreguistas demo-tucanos que logo pregaram aviso de que essa riqueza deve ser entregue aos acionistas da Petrobras, a maioria apátrida, ou seja, de traição nacional. Não resta mais dúvida de que essa gente incorporou o espírito de toda a canalha udenista.

Um novo marco regulatório se faz imperativo e urgente. Anteontem o presidente Lula encaminhou ao Congresso a sua proposta para a megajazida petrolífera, com prazo de 90 dias para ser apreciada. Contudo os traidores demo-tucanos já anunciaram que não aceitam.
O povo está com Lula que disse: “O pré-sal é patrimônio da União, riqueza do Brasil e passaporte para o nosso futuro.”

*Resgate do amigo: Lucas Júnior
Nosso Luto e Pesar, Messias Pontes viveu com dignidade e luta, coerência e sensatez!

Messias Pontes, Revolucionário na Vida e na Morte!

Companheiro Antonio Ibiapino, que colocou as bandeiras de Cuba e do Che, nosso abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário