terça-feira, 25 de março de 2014

"Terra da Luz!" - Hino do Estado do Ceará - 1º Estado do Brasil a Libertar os escravos




"Terra do Sol, do Amor, Terra da Luz!" 
Ceará, Estado do Nordeste do Brasil, recebe o Título de TERRA DA LUZ devido ter sido o 1° estado brasileiro a Libertar os escravos no País. Ceará aboliu escravidão quatro anos antes da Lei Áurea. 1º lugar a acabar com o trabalho escravo no País. Antes mesmo de assinada a lei de 13 de maio de 1888, em 25 de março de 1884.


Dragão do Mar
"Em janeiro de 1881, ouviu-se em Fortaleza o grito: "No porto do Ceará não se embarcam mais escravos!" Vinha de um grupo de jangadeiros liderados por Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde. Com o apoio da população e até mesmo de militares, eles decidiram não mais fazer o transporte de negros até o porto - a profundidade da região não permitia que os navios atracassem. O governo manda tropas, mas não consegue obrigar os jangadeiros a retomar a travessia. Chico é demitido do posto de prático na Capitania dos Portos..." 


"A emancipação do Ceará foi o acontecimento decisivo para a causa abolicionista" Joaquim Nabuco
"Terra da Luz", no dia 25 de Março no Estado do Ceará, a Luz é mais intensa, lembrando @s que lutaram pra apagar a MÁCULA da escravidão! e nessa ação, a ativa participação das Mulheres que impulsionaram o Estado a ser o 1º no país a abolir a escravidão!!! o/ 

"Terra do Sol, do Amor, Terra da Luz!" 


Ceará, Estado do Nordeste do Brasil, recebe o Título de TERRA DA LUZ devido ter sido o 1° Estado brasileiro a Libertar os escravos no País. Ceará aboliu escravidão quatro anos antes da Lei Áurea. 1º lugar a acabar com o trabalho escravo no País. Antes mesmo de assinada a lei de 13 de maio de 1888, em 25 de março de 1884.



Ser ¡Voz! http://glaucialimavoz.blogspot.com.br/

Hino do Ceará
Terra do sol, do amor, terra da luz!
Soa o clarim que a tua glória conta!
Terra, o teu nome a fama aos céus remonta
Em clarão que seduz!
Nome que brilha - esplêndido luzeiro
Nos fulvos braços de ouro do cruzeiro!

Mudem-se em flor as pedras dos caminhos!
Chuvas de pratas rolem das estrelas
E despertando, deslumbrada ao vê-las
Ressoe a voz dos ninhos
Há de florar nas rosas e nos cravos
Rubros o sangue ardente dos escravos

Seja o teu verbo a voz do coração
Verbo de paz e amor do Sul ao Norte!
Ruja teu peito em luta contra a morte
Acordando a amplidão
Peito que deu alívio a quem sofria
E foi o sol iluminando o dia!

Tua jangada afoita enfune o pano!
Vento feliz conduza a vela ousada
Que importa que teu barco seja um nada
Na vastidão do oceano
Se à proa vão heróis e marinheiros
E vão no peito corações guerreiros?

Se, nós te amamos, em aventuras e mágoas!
Porque esse chão que embebe a água dos rios
Há de florar em messes, nos estios
E bosques, pelas águas!
Selvas e rios, serras e florestas
Brotem do solo em rumorosas festas!

Abra-se ao vento o teu pendão natal
Sobre as revoltas águas dos teus mares!
E desfraldando diga aos céus e aos mares
A vitória imortal!
Que foi de sangue, em guerras leais e francas

E foi na paz, da cor das hóstias brancas!

Segundo referência feita por José Liberal de Castro (no livro “Alberto Nepomuceno e o Ceará”, 1995), “o hino cearense nasceu a partir de decisão tomada por intelectuais cearenses, quando resolveram festejar solenemente o tricentenário da fundação do Ceará, assim considerada pela vinda dos primeiros portugueses ao nosso território, tendo à frente Pero Coelho de Sousa, ocorrida em 31 de Julho de 1603, o marco cronológico mais antigo da história cearense”.

Ainda de acordo com o relato de José Liberal de Castro, o Barão de Studart, presidente da comissão organizadora dos festejos, pediu a Alberto Nepomuceno que compusesse o Hino do Ceará, cuja execução figuraria como evento triunfal das comemorações. Ao enviar-lhe a partitura musical, mandou-lhe acompanhada de carta dirigida ao Barão de Studart, publicada no jornal de Fortaleza, então em circulação, “A República”, edição de 29 de Julho de 1903, com tópicos a seguir reproduzidos:

Com letra de Thomaz Pompeu Ferreira Lopes, orquestração e regência do maestro Zacharias Gondim, o Hino do Ceará foi executado pela primeira vez no dia 31 de julho de 1903, por um coro de alunas da Escola Normal de Fortaleza e acompanhado pela Banda do Batalhão de Segurança Pública do Ceará, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, presidida pelo Presidente do Estado, Dr. Pedro Augusto 
Na antiga "Assembléia Provincial", Palacete Thomaz Pompeu, hoje Museu do Ceará.



Ser ¡Voz! http://glaucialimavoz.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário